o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções
Coleções e objetos em museus — o acervo museológico — constituem um patrimônio de interesse coletivo e devem ser preservados, estudados, documentados e expostos ao público. Os museus são, essencialmente, instituições que preservam e comunicam ações fundantes para sua existência: preservamos para comunicar e comunicamos para preservar bens culturais e naturais. A museologia é a disciplina que estuda as formas como a sociedade se relaciona com o patrimônio — bens culturais e naturais — que se mantém sob a responsabilidade dos museus.
As formas de comunicação utilizadas por museus incluem os artigos científicos, as publicações de divulgação científica e, sobretudo, as exposições e as ações educacionais.
Depreende-se do texto a ideia de que a comunicação é inerente ao propósito de preservação como ato de cidadania, ou seja, como forma de participação social.
Marília Xavier Cury. A importância das coisas: museologia e museus no mundo contemporâneo. In: Samuel Simon (Org.): Um século de conhecimento – arte, filosofia, ciência e tecnologia no século XX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 1.015-6 (com adaptações).
Comentários
Postar um comentário