COMO A CRIANÇA APRENDE
COMO A CRIANÇA APRENDE
Para entender como a criança aprende, temos de levar em conta, como questão básica, a sua realidade pessoal. Isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa para outra. Essa diferença se expressa em características de personalidade, ritmos distintos na execução de tarefas e formas peculiares de interpretar o que acontece ao seu redor, sobretudo nas suas relações interpessoais.
Destacando as diferenças de ritmo, percebemos que existem ritmos diferentes não só para a realização de tarefas como também no desenvolvimento pessoal (físico, intelectual, emocional e social), o que é básico para a formação da criança no contexto da sua individualidade. Isso nos mostra o que comumente observamos numa sala de aula, quando crianças diante da mesma tarefa, reagem de formas diversificadas. Para que o professor seja bem sucedido na sua tarefa de ensinar, é preciso, portanto, ajustar-se às expectativas sociais (as que dizem respeito aos objetivos da escola) e à realidade pessoal da criança.
Esse ajustamento às outras pessoas não acontece pelo caminho da autoridade repressora ou pela imposição, nem mesmo pela atribuição de tarefas estereotipadas e mecânicas impostas à criança. O momento importante desse processo é ouvir, entender e confiar nela. É exatamente por essa confiança que ela passa também a confiar no adulto, abrindo a possibilidade de expressar suas capacidades e se projetar na caminhada da aprendizagem. A criança estará preparada para aprender quando tiver desenvolvido um comportamento ativo, o que é uma evidência de que já tem ao seu alcance a possibilidade da informação e do conhecimento. Isso só ocorre, no entanto, se o que apresentamos tiver um significado para ela. (...)
(fonte: http://www.luizschettini.psc.br/noticias2.asp?codigo=19)
COMPREENDENDO O TEXTO
1. De acordo com o texto, é correto afirmar que a realidade diferente entre as pessoas se expressa também por características de personalidade.
2. Regência Verbal correta: Informei-o dos requisitos necessários à elaboração do projeto.
Precisei bem o problema e a questão foi resolvida.
A criança obedece ao que lhe é imposto, quando percebe significação.
3. Em: “Esse ajustamento às outras pessoas”, a crase foi usada para marcar a junção de preposição “a” mais artigo “as”.
Sempre se usa crase em locuções conjuntivas como no exemplo: “À proporção que ele ensinava, ela aprendia.”
A frase: “Entreguei àquele professor sua tarefa” apresenta um uso obrigatório da crase.
4. Correta análise sintática do termo sublinhado destacando as diferenças de ritmo, percebemos que existem ritmos diferentes. (sujeito simples)
5. Uso correto da vírgula: A questão, portanto, é esta: devemos nos preparar para as mais diversas situações. Depois de muito indagar, entendi o significado de tanta confusão. Honra, mestre, a profissão que abraçaste.
6. Concordância correta : Férias faz bem. Deu duas horas o relógio da matriz.
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