Questionário de Sociologia



                               
                                          
                   


O autor do livro Raízes do Brasil  Sérgio Buarque de Holanda, com os seus estudos sociológicos, foi um dos responsáveis por introduzir no Brasil uma perspectiva essencialmente weberiana na tentativa de explicar a formação do povo brasileiro.


O termo sociologia foi criado por Auguste Comte  no século XIX, mas as origens do pensamento sociológico já estavam presentes no processo histórico de transição da sociedade feudal  regulada pelo senso e pela moralidade religiosa, para a denominada sociedade moderna, que se estrutura pelo uso da razão e pela busca de explicações terrenas para os fenômenos sociais.



A  sociologia de Max Weber contribuiu de forma significativa para a consolidação da sociologia como ciência.  Se alinhava com os sociólogos que consideravam que o estudo das sociedades exigia o entendimento da sua historicidade.   Entendia que o cientista social era orientado por preocupações com as questões sociais nas quais ele estava envolvido.


A sociologia no Brasil teve os primeiros intelectuais considerados sociólogos, como Oliveira Viana, com base no positivismo, trataram de esboçar uma teoria geral do país.

Acerca das influências de Gilberto Freyre e suas investigações ele publicou os escritos “Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina” e “A revolução burguesa no Brasil” e com base no materialismo histórico evidenciou que o Brasil se constituiu como um país dependente, pois ficou à margem das grandes transformações industriais e revolucionárias dos séculos XI e XX.

Influenciado pela antropologia estadunidense reordenou a visão determinista e passou a refletir sobre as relações de troca que ocorriam entre a casa grande e a senzala.

Seus escritos revelam que as interações e distinções sociais são menos deterministas, pois percebidas através das relações de troca e circularidades culturais.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Mundial em 2015 e 2016, a população brasileira era de aproximadamente 207,7 milhões.  A taxa de fertilidade da população brasileira divulgada pelo Banco Mundial em 2015 era de 1,78 nascimentos por mulher.

Na segunda metade do século XX, as alterações no contexto mundial, seja no aspecto econômico, político, social ou cultural, proporcionaram a chamada era da globalização.  Foi influenciado por uma tendência contínua e acelerada de mudanças tecnológicas com efeitos sobre quase todos os campos da experiência humana, com crescimento nos setores de serviços, comunicações e informações.    De acordo com o intelectual brasileiro Nilton Santos, os fatores que contribuíram para o ordenamento da arquitetura da globalização foram: a unicidade da técnica, a convergência dos momentos, a cognoscibilidade do planeta e a existência de um motor único na história, a mais-valia globalizada.
O fenômeno impulsionou a flexibilização das fronteiras de mercado, pois possibilitou novos intercâmbios entre nações e povos distintos, de forma continuada e pelo uso de recursos eletrônicos complexos.

Um número significativo de sociólogos denominam o espaço no qual as relações sociais são efetivadas através da interação entre os atores sociais de espaço social.

Nas palavras do sociólogo brasileiro Octavio Ianni, quando o sistema social mundial se põe em movimento e se moderniza, o mundo começa a parecer uma espécie de aldeia global.

A fragmentação social pode relacionar-se facilmente com os processos da globalização econômica. Contudo, o fenômeno é muito complexo precisamente porque passa por uma tensão dialéctica entre a integração de novos espaços sociais necessária à expansão das oportunidades no mercado global e a pulverização dos grupos sociais devidas à diferente dotação de recursos para aproveitar essas oportunidades. O que parece importante reter é o facto de que o aproveitamento das oportunidades está condicionado pela disponibilidade de recursos materiais, tecnológicos e organizativos e de que essa disponibilidade de recursos está repartida de forma desigual  pelos grupos sociais, regiões e países. Assim, a globalização pode promover integração e a homogeneização, mas também a diferenciação social.

Entre as principais causas para o aumento das tensões entre palestinos e israelenses, em maio de 2018, se destacou a instalação da Embaixada dos EUA em Jerusalém.

Acerca da crise migratória de venezuelanos para o território brasileiro as tensões sociopolíticas na Venezuela, em 2018, provocaram o ingresso de milhares de venezuelanos no território brasileiro.
Em agosto de 2018, por meio de ordem judicial, impediu-se temporariamente a entrada de venezuelanos no território brasileiro.


Segundo dados divulgados pelo Banco Mundial em 2015, a expectativa de vida da população brasileira era superior a 74 anos.

Ao relevante estudo sociológico publicado no Brasil por Euclides da Cunha e que trata dos violentos conflitos entre os sertanejos do Nordeste e as forças imperiais, foi atribuído o título de Os Sertões.

 Os sujeitos que procuram Educação de Jovens e Adultos, na maioria das vezes, apresentam as características elencadas em: Um sujeito que busca respostas às contradições de uma sociedade capitalista marcada pela desigualdade, pela competição no mercado de trabalho, pelo surgimento das novas tecnologias que exigem o domínio de instrumentos da cultura letrada.
No estudo realizado muitos indivíduos eram migrantes e sofriam as consequências das contradições e dicotomias entre cidade grande e zona rural; principalmente porque essas pessoas orientam suas vidas para atividades conjuntas e interações sociais e não para projetos individuais.





Na obra intitulada “Globalização: Ias consequências humanas”, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman chama a atenção para os problemas sociais que surgiram ou que foram aprofundados com a era global. No que se refere ao aspecto econômico do fenômeno global, enfatiza os desequilíbrios que se verticalizam com a reestruturação do sistema capitalista liberal, a ordem das privatizações que se agiganta como princípio político , modelo que cria condições desiguais de concorrência e potencializa a progressiva separação entre aqueles que dispõem de poder econômico para globalizar seus negócios e os que estão fadados a desenvolver suas práticas comerciais de forma localizada.



Durante quase toda a década de 1990, nos territórios da antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, em áreas nas quais a maior parte da população era formada por sérvios, ocorreram confrontos bélicos violentos impulsionados, acima de tudo, por razões étnicas.

A avaliação é sempre um processo de julgamento de qualidade sobre dados relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão que aponta para a transformação.
A prática da avaliação deve significar o diagnóstico, a compreensão deste processo, oportunidade em que cada um dos sujeitos nele envolvidos, educador e educandos, se autocompreendam, tendo como referência a aprendizagem, a socialização.  A avaliação, significando a identificação dos limites e possibilidades, subsidiará a tomada de decisão na direção da busca das condições necessárias ao encaminhamento de ações adequadas para a superação daqueles limites, fragilidades, dificuldades e explorar as possibilidades, as situações que favoreçam a inclusão de todos os educandos no processo de aprendizagem e desenvolvimento satisfatórios.  Avaliação significando a compreensão do curso da ação educativa, ou seja, a aprendizagem e o desenvolvimento do educando, sua formação enquanto sujeito individual e coletivo, que passa pela apropriação ativa, crítica e criativa do conhecimento.

As atividades e os instrumentos de avaliação exigem seriedade e rigor técnico na elaboração e aplicação e se pautam em alguns princípios. São sempre mais uma oportunidade de aprendizagem implicam clareza de comunicação, evitando subterfúgios que dificultem, para o educando, a compreensão do que se solicita. Devem implicar o envolvimento ativo do educando e que estabeleçam a relação constante entre o conteúdo aprendido e solicitado e a vivência do educando, propiciem a elaboração e expressão de posicionamento dos educandos. Não devem se restringir a momentos especiais (dia de prova), mas oportunizar aos educandos muitos momentos de expressar a aprendizagem e suas ideias.







Bons Estudos!
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