Questionário de Sociologia e Ciência Política
1- A estratificação social no campo é potencializada quando o extensionista (ex. agrônomo) não promove um diálogo que leve em conta as condições históricas, sociológicas e culturais dos agricultores. A mera transmissão de uma determinada técnica agrícola não garante a libertação da possível consciência oprimida por parte do agricultor.
O autor que aponta a necessidade da extensão rural estar vinculada à comunicação libertadora é: Paulo Freire
2. O processo de integração e de circulação de mercadorias para muito além das fronteiras nacionais existe há muito tempo e não é suficiente para caracterizar algo novo. Marx e Engels já escreveram sobre isso na obra Manifesto Comunista, ainda em 1848, na qual mostram o avanço do capitalismo no mundo. Nesse sentido, podemos dizer que esse antigo processo de circulação de mercadorias é hoje designado: Globalização da Economia.
3. Na perspectiva clássica da sociologia encontramos em Durkheim a análise do que chamou de: Fato Social.
4. Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pensador Jean-Jacques Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de sua época e, segundo ele, a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdade: Uma, que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza, e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento dos homens.
5- Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando Émile Durkheim passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.
6. Quando estudamos o Estado, verificamos que temos diferentes conceitos, como o citado abaixo: Indica, nas teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, a condição dos homens antes de estipular um tipo qualquer de contrato social, na qual os indivíduos viviam isolados uns dos outros, sem organização formal do Estado de Natureza.
7. Princípio enunciado por Maquiavel, segundo o qual a ação política encontra em si mesma a própria justificação, ao garantir a ordem e a liberdade da convivência civil. A política, portanto, constitui uma ciência autônoma e independente de qualquer sistema ético e religioso. Esse é o realismo político.
8- O Capital Cultural consiste em ideias e conhecimentos que pessoas usam quando participam da vida social. Tudo, de regras de etiqueta à capacidade de falar e escrever bem, pode ser considerado capital cultural. A incorporação do capital cultural efetua-se através de ações pedagógicas. O conceito de Capital Cultural foi muito discutido no meio acadêmico por Pierre Bourdieu.
9. O neoliberalismo nasceu logo depois da II Guerra Mundial, nas regiões da Europa e da América do Norte, onde imperava o capitalismo. Foi uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de bem-estar. Seu texto de origem é: O Caminho da Servidão.
10. Segundo Kluckhohn, cultura pode ser entendida como “a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou”. Malinovski ensinou que cultura compreende “artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores herdados”. Assim, podemos indicar os principais aspectos de uma cultura como: Traços culturais, complexo cultural, área cultural, padrão cultural e subcultura.
11- A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira. Esse processo é conhecido como Aculturação.
12. Podemos conceituar Instituições Sociais como as estruturas sociais estáveis (ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.
13. A década de 1970 foi o período culminante de um processo de separação entre religião e política. Terminada a II Guerra Mundial, as instituições políticas pareciam haver imposto uma autonomia definitiva em relação às instituições religiosas. No Brasil, ainda na década de 1970, inicia-se uma tendência (doutrina) moderna no interior da igreja católica que dava mais ênfase aos valores sociais do que aos dogmas religiosos, influindo diretamente a criticidade dos fiéis. Tal tendência é chamada de: Teologia da Libertação.
14. O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”. Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado pelo modo de produção.
15. Mudança social é toda e qualquer transformação na estrutura da sociedade ocorrida em um período de tempo relativamente curto. Podem ser causadas pela ação de diversos fatores, dentre eles:
Fatores geográficos, econômicos, sociais, culturais.
16. As expressões “subdesenvolvimento” e “país subdesenvolvido” foram muito utilizadas pela imprensa e na literatura sociológica durante as décadas de 1950 e 1960. Entre os anos 1970 e 1990, tornou-se comum o uso das expressões Terceiro Mundo e terceiro- -mundismo, que, atualmente, foram substituídas pelas noções de País emergente e país em desenvolvimento.
17. Nascido na Suíça, mas de formação francesa, está ligado à sociologia moderna por vários aspectos de sua obra. Sua contribuição mais significativa para as Ciências Sociais é a obra O Contrato Social. O nome desse teórico é: Jean-Jacques Rousseau.
18. As origens do subdesenvolvimento dos países periféricos podem ser localizadas exatamente em sua antiga condição de colônia das nações europeias a partir do século XVI. Desse movimento surgiram dois tipos de colônia: as de povoamento e as de exploração. As características do tipo de colônia de povoamento formaram-se a partir das áreas ocupadas por levas de desempregados (sobretudo em razão das transformações da agricultura europeia) ou por grupos submetidos a perseguições religiosas. Essas pessoas pretendiam fixar-se definitivamente na nova terra.
19. A Plutocracia é uma forma de dominação que tem por base o poder econômico dos mais ricos. É o domínio exercido pela alta burguesia sobre a massa da população, por meio de instrumentos que lhe asseguram o controle político e social, assim como seus privilégios de classe.
20. O economista Celso Furtado é um dos maiores pensadores brasileiros contemporâneos, autor de diversos livros sobre o subdesenvolvimento no Brasil e na América Latina. É conhecido por um estudo clássico de historiografia: Formação Econômica do Brasil, publicado em 1959. Sua teoria se baseia na ilusão segundo a qual um país subdesenvolvido só pode avançar se seguir o modelo de desenvolvimento estabelecido pelos países ricos.
21. Karl Mannheim sociólogo alemão de origem húngara, nasceu em Budapeste. Foi o criador da Sociologia do Conhecimento – uma nova disciplina científica. Autor do livro Ideologia e utopia, sua obra magna.
22. O fenômeno social é todo fato social analisado, definido e interpretado sociologicamente; é todo fato que pode ser objeto da ciência.
23. Foi o período em que os agrotóxicos, os fertilizantes químicos, a motomecanização e o melhoramento genético fomentaram uma série de mudanças na agricultura e no setor de produção de insumos, mudando o quadro da agricultura brasileira. Esse período ficou conhecido como Revolução Verde.
24. A Política Neoliberal surge no final da década de 1970 e início da década de 1980 e foi adotada inicialmente pelos seguintes países, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha.
25. Em 1936, um economista europeu publica a obra Teoria Geral do emprego, do lucro e da moeda, em que defende que, para solucionar a crise do capitalismo depois da grande crise de 1929, o Estado deveria assumir a intervenção na economia, dando garantias à população. A partir de seus estudos, o mundo capitalista inaugura o Estado do Bem-Estar Social. Esse economista foi John Maynard Keynes.
26. É uma forma de cultura produzida industrialmente, e tem por objetivo a lucratividade das corporações de mídia que nela investem grande capital em máquinas e infraestrutura fabril. Utiliza tecnologia de ponta, destina- -se a um grande público anônimo e impessoal e é distribuída através do mercado e depende de patrocinadores: a. ( ) Cultura Erudita. b. ( ) Cultura Popular. c. ( X ) Cultura de Massa. d. ( ) Cultura Midiática. e. ( ) Cultura Eletrônica.
27. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu da premissa de que a luta pela terra tem de ser de massa. É um dos mais inovadores fenômenos políticos da América Latina, à medida que busca enfrentar os problemas do campo, atacando as causas estruturais. Comparando com outros movimentos sociais, o MST apresenta como característica própria construir, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.
28. Essa Teoria surgiu na década de 1950, como explicação da maneira pela qual as sociedades industriais da América do Norte e Europa Ocidental se desenvolveram, especialmente através do crescimento do capitalismo industrial, a partir do século XVIII. Surgiu nessa época em parte devido à competição entre as ideologias comunista e capitalista no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Essa teoria é chamada de Teoria da Modernização.
29. Foi um sociólogo norte-americano que contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, com seus estudos sobre os Sistemas Sociais e a Sociedade Moderna. Definiu como objeto de estudo da Sociologia a Ação Social; os seus estudos se fundamentaram no funcionamento das estruturas sociais. Para ele, a sociedade, ou sistema social em geral, é formada pelos sistemas culturais, sistemas de personalidade e organismos comportamentais, que são definidos como constituintes primários. Esse sociólogo foi Talcott Parsons.
30. Podemos destacar autores que se debruçam sobre os estudos do capitalismo contemporâneo
Eric Hobsbawn, Giovanni Arrighi e Robert Reich.
31. É o foco principal de estudo da Economia Política O modo de produção social nas diferentes etapas de seu desenvolvimento.
32. A transição de um modo de produção social para outro ocorre em determinadas situações. Com relação a essa substituição de um modo de produção social por outro, um modo de produção é substituído por outro mais jovem e qualitativamente superior quando cumprir seu papel histórico, isto é, desenvolver e esgotar suas potencialidades. Isso se dá em forma de saltos qualitativos, após longo período de acumulação de contradições.
33. A temática “Cultura e Socialização Política” muitas vezes acaba por tratar da questão “subdesenvolvimento e cultura”. Nesse sentido muitos teóricos apontam que os países ou as regiões que se encontram numa situação de subordinados economicamente tendem a produzir uma cultura também subordinada. Com relação ao tema, nas condições do capitalismo monopolista, havendo uma universalização das leis deste modo de produção, tendencialmente ocorre também uma universalização dos valores culturais e ideológicos.
34. Quando se discute a questão do Capitalismo e Sociedade Rural, a temática “agricultura familiar” ganha expressão. Mas com todo o aparato tecnológico e facilidade de financiamento que o agronegócio tem, por que a agricultura familiar ganha espaço? Atualmente a agricultura familiar ganha espaço por estar vinculada (integrada) às agroindústrias, ou seja, ela apresenta um baixo custo de produção para as agroindústrias, principalmente para as empresas frigoríficas.
35. Considerando que as relações de produção acabam por determinar as relações sociais, vivemos num momento histórico em que as relações de produção fordistas estão sendo substituídas pelo Toyotismo.
36. Entende-se por “Economia de Mercado” Termo utilizado para definir a economia regida unicamente pelo mercado, sem nenhuma intervenção ou subsídio do estado.
37. É um conceito administrativo que pressupõe que o investimento efetuado em uma operação não seja apenas em equipamento, tecnologia e capital de giro, mas também nos funcionários, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos mesmos em todos os sentidos, principalmente na melhoria da qualificação. Capital humano.
38. Com sua rápida expansão da automação, a maioria dos trabalhadores não necessita ser muito qualificada já que as máquinas podem trabalhar com pouquíssima intervenção humana. É necessário, no entanto, um pequeno grupo altamente especializado para programar e fazer as máquinas funcionarem.
39. Os desempregados recentes, que dispõem ainda de qualificação e fazem parte da procura efetiva de emprego, exercem por isso influência na baixa de salários. Eles constituem aquele exército de reserva referido tradicionalmente, que serve aos patrões para manter a pressão sobre os trabalhadores empregados.
40. É uma ideia que na sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal, que, buscando identificar a realidade social com que as classes dominantes pensam sobre ela, esconde, oculta as contradições existentes e silencia as representações contrárias às dessa classe. A ideia de ideologia .
Bons Estudos!
Se desejar contribuir fique à vontade
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Obrigada!
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