Questionário de Filosofia



                                             Resultado de imagem para platão frases



No ano de 2006, o Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação tornou a Filosofia disciplina obrigatória nas escolas de Ensino Médio. Entre os objetivos destacam-se o estímulo, a reflexão e a formação do pensamento crítico dos alunos.

Significados da palavra filosofia: amor à sabedoria,visão de mundo e sabedoria de vida.

Sofisma é a argumentação concebida com a intenção de induzir ao erro e que supõe má-fé da parte daquele que a apresenta. Argumento com finalidade meramente retórica, sem compromisso com a verdade.  Raciocínio falacioso que recobre uma falsidade sob a aparência de verdade inquestionável.

O filósofo Emmanuel Kant contribuiu significativamente para as reflexões sobre o estudo da Filosofia,pois segundo ele "não há filosofia que se possa aprender,só se aprende a filosofar."

Friedrich Nietzsche é o autor da obra Assim falou Zaratustra.


“Podemos dizer que a filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas”.

O manequeísmo é a doutrina que reduz a realidade à oposição de dois princípios contraditórios e fundamentais que regem o Universo: o bem e o mal.

Atribui-se ao grego Pitágoras a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena pertence aos deuses e os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Platão foi o  o pensador que se utilizou do Mito da Caverna para explicar ideias filosóficas.

Para Aristóteles pensador grego da época clássica  a política é superior à ética, pois a verdadeira liberdade, sem a qual não pode haver vida virtuosa e ética, só é conseguida na pólis. Por isso, a finalidade da política é a vida justa , livre, boa e bela, da qual depende a atividade ética e moral dos indivíduos.

A filosofia Patrística resultou  dos esforços intelectuais dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para conciliar o Cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.

A partir do século XII,a Filosofia Medieval  por ter sido ensinada nas escolas, também é denominada escolástica e teve como principal influência as ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles. Uma característica do período foi o domínio religioso,social e político da Igreja Romana.

O humanismo foi uma das características marcantes da filosofia renascentista.   Em outras palavras, o ser humano passou a ser valorizado, pelo significado relevante da sua liberdade e seu poder criador e transformador.
Percebe-se na análise dos escritos filosóficos que surgiram durante os séculos XVIII e XIX uma grande valorização dos poderes da razão humana. Através dela é possível alcançar a liberdade, a felicidade social e política. Os pensadores responsáveis pela divulgação das ideias acima mencionadas formam denominados de filósofos iluministas   Dentre eles destacaram-se, entre outros, Hume, Voltaire, D'Alembert e Rousseau.

O Agnosticismo é a corrente filosófica segundo a qual todo o conhecimento que vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano.

Para o filósofo Thomas Hobbies ,as pessoas reunidas numa multidão, pelo pacto social, passam a constituir um corpo político, uma pessoa artificial criada pela ação humana e que chama de Estado.

Para Hegel a concepção de razão é o conjunto de leis do pensamento, ou seja, os princípios, os procedimentos do raciocínio, as formas e as estruturas necessárias para pensar as categorias e as ideias. A ordem, a organização, o encadeamento e as relações das principais coisas, isto é, a realidade objetiva e racional.   A relação interna e necessária entre as leis do pensamento e as leis do real, ou seja, a unidade da razão subjetiva e a razão objetiva.

O Existencialismo é a corrente filosófica que enfatiza a realidade concreta do indivíduo como centro da especulação filosófica e considera a realidade compreendida segundo sua contingência e finitude, não segundo uma essência metafísica.
Entre os principais representantes do existencialismo destacavam-se Jean-Paul Sartre e Sören Kierkegaard.  O existencialismo cristão considera que a essência humana corresponde a um atributo de Deus.


Para que exista consciência ética é necessário que exista o agente ético, ou seja, pessoa que conheça a diferença entre o bem e o mal, certo ou errado, permitido ou proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas, e de agir em conformidade com os valores morais. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.


A cada época, as teorias científicas instituem métodos e definições de seus objetos, constituindo matrizes de investigação e de pensamento que Thomas Kuhn denominou de paradigmas.

Bons Estudos!

Se desejar contribuir fique à vontade

Caixa: 1498 013 00009263-4

Santander: 3076  01067197-1

Obrigada




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASE - TIPOS DE FRASE

A voz do próximo (Lygia Fagundes Telles)