JEAN - JACQUES ROUSSEAU


Nascido na Suíça, mas de formação francesa, está ligado à sociologia moderna por vários aspectos de sua obra. Sua contribuição mais significativa para as Ciências Sociais é a obra O Contrato Social.

O período formativo da Sociologia como ciência distinta ocupa a segunda metade do século XIX e início do século XX. Porém, o modo de pensar sociológico é herdeiro das ciências naturais (a física, a biologia) e das transformações econômicas e políticas do século XVIII.  A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns, ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros, ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.

 Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pensador Jean-Jacques Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de sua época e, segundo ele, a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdade uma, que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza, e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento dos homens.

O conceito de soberania preconizado por Jean-Jacque Rousseau, transfere o conceito de soberania da pessoa do governante para o povo, corpo político ou sociedade de cidadãos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASE - TIPOS DE FRASE

A voz do próximo (Lygia Fagundes Telles)