Gauss e as experiências de polos magnéticos livres

 Gauss mostrou que não existem polos magnéticos livres, ou seja, não existem mono polos. Haverá sempre um polo magnético positivo formando par com um polo magnético negativo.  O campo de uma força é representado por linhas de campo. Em qualquer lugar do espaço, a força é tangencial à linha de campo e a intensidade da força é representada pelo número de linhas de campo por unidade de área da seção transversal. O campo gravitacional e o campo elétrico são radiais.

O mais importante campo magnético é o de um dipolo magnético, o qual representa a componente dominante do campo geomagnético. O dipolo magnético mais simples é formado por duas cargas magnéticas de sinais opostos infinitamente próximas uma da outra.  Ao aplicarmos um campo magnético nos materiais paramagnéticos, surge uma forte magnetização no sentido contrário ao do campo aplicado. A suscetibilidade magnética destes materiais é, portanto, forte e positiva. Ao retirarmos o campo externo, entretanto, a magnetização volta a ser zero. 

Os dipolos magnéticos podem ser observados em ímãs e bússolas comuns, bem como na atividade de micro -escala de elétrons e outras partículas. A carga elétrica consiste em duas forças opostas ou polares: carga positiva e negativa.

O campo é perpendicular à corrente, com sentido dado pela regra da mão direita. – A intensidade do campo deve diminuir com o aumento da distância à corrente. 8/27 Campo magnético criado por correntes eléctricas.

Conhecido como campo geomagnético ou magnetosfera, o campo magnético terrestre surge do seu núcleo externo e pode ser percebido em toda o planeta. Sua descoberta, uma das mais antigas, data do século XVI e foi feita por Willian Gilbert (1544-1603).

Linhas do Campo Magnético. As linhas do campo magnético são tangentes, ou seja, elas não podem ser cortadas. Além disso, elas são curvas porque tem origem por mais do que uma massa. Isso porque os ímãs são dipolos e os seus polos - norte e sul - não podem ser separados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASE - TIPOS DE FRASE

A voz do próximo (Lygia Fagundes Telles)