FRASE É UMA PALAVRA, OU UM CONJUNTO ORGANIZADO DE PALAVRAS, QUE COMUNICA ALGUMA COISA. A FRASE É MARCADA NA FALA PELA ENTONAÇÃO E NA ESCRITA PELA PONTUAÇÃO. DE ACORDO COM A INTENÇÃO DO EMISSOR, A FRASE PODE SER: DECLARAÇÃO AFIRMATIVA, INTERROGATIVA, EXCLAMATIVA, IMPERATIVA E NEGATIVA. AO ESCREVER UMA FRASE, VOCÊ DEVE COMEÇAR COM LETRA MAIÚSCULA E, DE ACORDO COM SUA INTENÇÃO, TERMINAR POR PONTO FINAL, PONTO DE INTERROGAÇÃO OU PONTO DE EXCLAMAÇÃO. EXERCÍCIOS:
Como dizia meu pai Já se tornou hábito meu, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução: — Como dizia meu pai... Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião. De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez — Deus queira — insensivelmente vou me tornando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi. Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma ideia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim. — No fim ...
PISEI NA PEDRINHA, A PEDRINHA ROLOU. PISQUEI PRO MOCINHO, MOCINHO GOSTOU CONTEI PRA MAMÃE, MAMÃE NEM LIGOU. CONTEI PRO PAPAI, CHINELO CANTOU. 1. De acordo com a parlenda, quem você acha que pisou na pedrinha? O narrador personagem, a personagem da parlenda pisou na pedrinha! 2. Por que a pedrinha rolou? A pedra rolou porque a personagem pisou na pedra, fazendo - a girar.
Comentários
Postar um comentário