O que é lixo?
Lixo é basicamente alguma coisa que não precisamos mais, desde os restos de comida que jogamos no saco de lixo até venenos químicos expelidos pelas fábricas. O problema do lixo piorou com o aumento da população no mundo e com o desperdício praticado por muitas pessoas. Muita coisa comprada hoje em dia é feita para ser usada uma só vez e depois jogada fora. Além disso, muitos produtos vêm em embalagens desnecessárias, que são jogadas fora quando os artigos são desembrulhados.
COMO O LIXO VIRA COMPOSTO ORGÂNICO
Atualmente, uma pequena parte do lixo domiciliar das grandes cidades vai para um lugar chamado usina de compostagem. Nessas usinas, o lixo é transformado em adubo. Primeiro, os plásticos, as latas e os vidros grandes são separados do lixo; depois este é triturado para virar uma coisa só.
Então, ele passa por um processo de fermentação e é preparado para o uso , indo finalmente para o consumo.
CONHECENDO OS CONSUMIDORES DO LIXO
Alumínio , latas, papéis, borracha, vidros e plásticos são os principais materiais que podem ser reciclados. O mercado comprador desses produtos é formado por empresas que reutilizam materiais como elementos para fazer outros produtos ou como fonte de energia.
A coleta seletiva de lixo é fundamental para o começo do processo de reciclagem. Para que ela seja completa, devem ser detectados e identificados os compradores dos materiais coletados.
O lixo, além de ser um problema ambiental no Brasil, também pode ser considerado um problema econômico (gastos para remoção de 240 toneladas diárias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratação de milhares de garis, produção de milhões de quilos de lixo e riscos à saúde humana.
Com relação à educação ambiental voltada para o processamento do lixo e resíduos sólidos nas cidades, algumas cidades estão adotando fornos de incineração de lixo, permitindo reduzir o volume desse material (porém há a poluição do ar gerada por essa queima do material). Outra forma de tratar o lixo é criar aterros sanitários, que diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros, o lixo é lançado no solo e compactado através de tratores (pode gerar problemas de contaminação do solo e dos lençóis freáticos). O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema. Os aterros, apesar das vantagens de desvantagens apresentadas, são caros. A melhor solução é a diminuição do lixo.
Comentários
Postar um comentário