Educação Artística
A arte é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas distintas, pois favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos e nas concepções estéticas, num plano que vai além do discurso verbal. Por meio do convívio com o universo da arte, os alunos podem conhecer:
1. O fazer artístico como experiência poética.
2. O fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade.
3. O fazer artístico como experiência de interação, celebração e simbolização de histórias grupais.
4. A arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço.
O diagrama que ajuda a conhecer melhor as cores
e como elas se alteram é chamado Círculo cromático.
O estilo artístico que decompõe e geometriza
as formas naturais e representa os objetos como se
todas as suas faces fossem vistas ao mesmo tempo é
denominado Cubismo.
Na organização de um coral adulto as vozes
femininas, de acordo com a sua tessitura, podem ser
classificadas em Soprano, mezzo-soprano e contralto.
. A escrita em papel de todas as partes vocais e
instrumentais de uma composição recebe o nome de:
Partitura.
O personagem mais famoso de Charles Chaplin
no cinema mudo ficou conhecido no Brasil como:
Carlitos.
Cândido Portinari foi um dos maiores nomes do Brasil, que retratou
com maestria as condições sociais de sua época,
utilizou em suas obras traços artísticos da arte
moderna europeia com clara influência do
surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas
mexicanos, mas com aquela valorização marcante
das tradições da pintura.
Em relação à arte Moderna, é uma forma de protesto contra a estética clássica, surgiu no final do século XIX, repercutiu em várias vertentes artísticas e o futurismo é uma das correntes artísticas desta
época.
Arte Bizantina e Arte Islâmica são expressões da era pré-romântica.
Arte Merovíngia é considerada com maior proximidade formal do período romântico.
De acordo com o capítulo 26 da Lei de Diretrizes
e Bases da educação, o ensino de artes será componente obrigatório do currículo da
educação básica e terá que contemplar a cultura
local.
De acordo com os PCNS (Parâmetros
Curriculares Nacionais) a dança na escola pode
contribuir para a atividade da dança na escola pode desenvolver na
criança a compreensão de sua capacidade de movimento,
mediante um maior entendimento de como seu corpo
funciona. A dança pode ser considerada uma forma de expressão
possuindo um vocabulário gestual fluente e expressivo.
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