Expansão marítima e comercial
Toda sociedade tem um costume diferente,seja de culinária,de modo de se vestir e de agir,mas há leis que regem um país,e as pessoas seguem regras.
A ética tem que estar presente no dia a dia de todos os seres humanos,pois ela ajuda as pessoas a serem mais corretas,a obedecerem as leis.
Podemos definir ética como: respeito ao próximo,paciência,solidariedade,não ultrapassar o espaço do outro,não invejar o sucesso do próximo nem ficar feliz com o fracasso dele.
Todos que lutam honestamente - seja para conseguir um emprego,ganhar um cargo maior,passar nas provas do colégio,conseguir primeiro lugar em um campeonato de esportes - sempre chegam a bom lugar,quem acredita sempre alcança.
Chegar ao topo pelos seus próprios méritos tendo ética é maravilhoso.
A expansão marítima e comercial teve início entre os séculos XV e XVI. A expansão era um grande desejo dos reis,ligados à burguesia,que tinham como meta acumular várias riquezas.
Quem dominava o comércio marítimo eram os italianos,principalmente das cidades de Gênova e Veneza,e eles tinham como principais portos marítimos os de Constantinopla,Trípoli,Alexandria e Túnis, localizados no Mar Mediterrâneo.
Alguns produtos eram,com frequência, comercializados no continente europeu.
Da África,vinham pimenta,óleo,marfim; da China,artigos de luxo,como seda,porcelana e perfumes; e da Índia,temperos (noz-moscada,cravo e gengibre).
Portugal foi o primeiro país a iniciar a expansão marítima e comercial,pois tinha uma localização privilegiada e podia contar com a Escola de Sagres,que era um centro de aperfeiçoamento onde se reuniam pilotos,matemáticos,astrônomicos para estudar as rotas; elaborar mapas; aperfeiçoar instrumentos para auxiliar na navegação,como a bússola e o astrolábio; construir caravelas,embarcações mais resistentes,para facilitar a navegação pelos oceanos.
Se cada pessoa usasse a ética,no mundo não haveria disputas desleais,todos estariam satisfeitos com o que têm.
Ética é fundamental para obter sucesso,seja no colégio,na profissão ou nos esportes.
Comentários
Postar um comentário